quarta-feira, 20 de junho de 2018

Série: Babilônia a Grande – Seu Mistério Revelado (Parte 4 Continuação)

Essa é a continuação da Parte 4

- O Antigo Testamento Interpretado - R.N. Champlin pg 1560 e 1561, diz: “Planetas. A palavra aqui é mazzaloth, tomada por empréstimo do assírio. A palavra siríaca refere-se aos signos do zodíaco. O autor sagrado, pois, estava descrevendo uma elaborada idolatria astrológica. Os homens costumam olhar para poderes fora de si mesmos, a fim de adorá-los, crendo que eles teriam, supostamente, o poder de controlar e beneficiar sua vida”.

- A Bíblia de Estudo Dake diz: “Planetas – os 12 signos do zodíaco. Hebraico mazzaloth, escrito Mazzaroth, significando as estações (Jó 38:32). Esse era o nome da Babilônia para as divisões do zodíaco chamadas Mauzalti nas inscrições assírias. Essa palavra é usada somente aqui”. 
Outro texto que fala de um modo totalmente desfavorável a prática da astrologia, é o de Isaías 47:13 que diz:
“Estás cansada de tuas inúmeras consultas; apresentem-se, pois, e te salvem aqueles que praticam a astrologia, que observam as estrelas, que te dão a conhecer de mês em mês o que há de sobrevir-te”. – Bíblia de Jerusalém

O temo hebraico se refere de fato aos astrólogos babilônios. A maioria esmagadora das traduções vertem de tal forma, ou é esclarecido nas notas. Temos as seguintes traduções:

- A Bíblia de Estudo NTLH diz: “astrólogos”
- A Bíblia Pontifício Instituto de Roma diz: “astrólogos”
- A Nova Bíblia Viva diz: “astrólogos”
- A Bíblia Século 21 diz: “astrólogos”
- A Bíblia Vozes diz: “astrólogos”
- A Bíblia da CNBB diz: “astrólogos”
- A Bíblia Pastoral diz: “astrólogos”
- A Bíblia Ave Maria diz: “aqueles que preparam o mapa do céu e observam os astros”
- A Bíblia Tradução Brasileira diz: “astrólogos”
- A Bíblia Judaica diz: “astrólogos” e “horoscopistas”
- A Bíblia NVI diz: “astrólogos”

- A Bíblia de Estudo Almeida na nota diz: “Os sábios de Babilônia eram excelentes conhecedores da astronomia, mas utilizavam os seus conhecimentos, principalmente, para a predição do futuro e outras práticas vinculadas à astrologia”.
- A Bíblia de Estudo Andrews nota diz: “os que dissecam os céus. Uma das muitas referências à astrologia babilônica”.

- A nota da Bíblia de Estudo Vida diz: “Os astrólogos faziam mapa das estrelas como base dos conselhos que davam aos reis”.

- A Bíblia de Estudo Dake na pg 1074 em Três classes de cientistas babilônicos diz: “1 Os agoureiros – dividiam os céus com o objetivo de profetizar e adivinhar ou fazer um horóscopo. A astrologia professa descobrir certas conexões entre a posição e os movimentos dos planetas e eventos que ocorrem na terra. Isso era praticado antes pelos babilônios, egípcios, líbios, etíopes, indianos, árabes e chineses”.

O que quer dizer exatamente esse texto de Isaías?

- O Comentário Bíblico Moody no livro de Isaías pg 96 diz: “vers. 12-15. Deus desafia o poder mundial presunçoso a que se desvie da sua destruição. A antiga Babilônia se orgulhava da sabedoria acumulada pelos seus sábios operadores de milagres, especialmente aqueles que tinham aperfeiçoado a ciência da astrologia e proclamavam ter a capacidade de adivinhar o futuro e predizer os dias propícios para todos os negócios. (A literatura cuneiforme está cheia desse tipo de coisas.) Mas o fogo do juízo divino devoraria todo o emaranhado das mentiras desses homens "sábios", deixando apenas cinzas.
- O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento pg 694 diz: “As nações ao redor de Israel adoravam as estrelas, quer isoladamente quer como constelações. Astrólogos e sábios estudavam cuidadosamente os movimentos das estrelas para determinar a vontade e a mensagem desses deuses, mas em vão (Is 47.13)”.

- A Bíblia de Estudo Apologia Cristã no quadro ao lado diz: “Deus falou contra a astrologia em termos nada duvidosos. A astrologia, na forma de adoração aos astros ou de busca de orientação deles, é condenada como idolatria. Os que confiam nos corpos celestes estão mal orientados. Isaías declarou que os astrólogos não podem salvar a si mesmos, nem a seus clientes. A Palavra de Deus também adverte que aqueles que se envolvem nessas atividades não herdarão o reino de Deus (1 Co 6:9,10; Gl 5:20,21; Ap 21:8)”.

- O Dicionário Vine na pg 30 diz: “Parece provável que os adivinhos conversem com demônios (1 Co 10.20)”.

Em 1 Coríntios 10:19 e 20 diz que os ídolos, ou seja, os deuses representados por astros, são na verdade demônios!
E em Atos 16:16-19, o apóstolo Paulo expulsou de uma moça, um espírito adivinhador! Aqui aparece a expressão “espírito de Píton”.

- O Dicionário Vine na pg 373 diz: “Píton, na mitologia grega, era o nome da serpente pítica (ou dragão pítico), que habitava em Pito, ao pé do monte Parnaso, guardando o oráculo de Delfos, e morta por Apolo. Por isso, o nome foi transferido para o próprio Apolo. Mais tarde, a palavra foi aplicada a adivinhadores ou adivinhos, os quais se considerava serem inspirados por Apolo. Visto que os demônios são os agentes que inspiram a idolatria, (1º Cor. I0:20), a jovem em Atos I6:I6 estava possessa por um demônio que instigava o culto a Apolo, e assim tinha ‘um espírito de adivinhação’.”

Vemos que a Bíblia associa diretamente, a prática da astrologia com a idolatria e o espiritismo!
Vejamos o quanto essa prática detestável por Deus, está alastrada em nosso meio:


Combinação de Signos -  Manhã Maior - Rede TV

Qual previsão do seu signo em 2012? – Eliana - SBT
Astrólogos fazem previsões para 2018 – Mais Você - Globo
Horóscopo – Programa Mulheres - Gazeta
Signos – Programa Sônia Abrão   
Acabamos de ver que nossa sociedade está impregnada pela astrologia proveniente da Babilônia! Mas se fosse só isso...com certeza a escuridão espiritual seria bem menor!