sábado, 9 de dezembro de 2017

Ciência da Crítica Textual do Novo Testamento Grego (Parte 4)

Texto: Apocalipse 1:11


1° - Palavras e frases omitidas ou acrescentadas?

Desta vez veremos se a expressão "eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" realmente consta nos originais nesse texto de Apocalipse 1:11!

- A Almeida Revista e Corrigida diz: “que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o as sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia”.

- A Almeida Corrigida Fiel diz: ”Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro e envia-o as sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”.

- O Novo Testamento Interlinear AnalíticoTexto Majoritário com Aparato Crítico diz: “e que disse: “O que vês escreve num livro e envia a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo,Tiatira, Sardes, Filadélfia, e Laodicéia”.

Antes de concluir, vejamos o que diz a Ciência da Crítica Textual sobre esse acréscimo:

- O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Volume 6, página 480 diz: O prefácio a este versículo, eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, aparece nos mss P e posteriores. Mas é omitido pelos mss Aleph, AC, 046, e por várias versões e pais da igreja. Isso serve de evidência esmagadora contra a sua autenticidade...Deus Pai é chamado de o “Alfa e o Ômega” em Apocalipse 1:8.
Os manuscritos P e posteriores são do século IX em diante! Ou seja, manuscritos tardios e corrompidos!
É interessante que Norman Champlin admite que em Apocalipse 1:8, a expressão
eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, é aplicado ao Deus Pai, e não a Jesus como afirmam muitos dos trinitários!

- Nas bíblias baseadas na Critica Textual, a expressão “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro”, não aparece – Almeida Revista e Atualizada

Conclusão
  

Mais uma vez a Almeida Corrigida Fiel baseada no Textus Receptus ficou desamparada. Nem o Texto Bizantino o apoia!
Ficou evidente que a frase acrescentada “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro”, é mais uma tentativa para identificar Jesus com o título dado ao Deus Pai e, tentar sustentar a doutrina da Trindade.
Parte Anterior 3