sábado, 21 de abril de 2018

Série: Babilônia a Grande – Seu Mistério Revelado (Parte 1)

ATENÇÃO

Essa série é totalmente independente, e apesar de ser baseada nas interpretações bíblicas das Testemunhas de Jeová, em nada, tem a supervisão ou apoio direto da Associação Torre de Vigia das Testemunhas Cristãs de Jeová, e nem somos representantes da mesma, nessa série. Queremos deixar isso bem claro para que alguns não concluam que estamos em nome desta organização fantástica da qual temos orgulho em fazer parte.
Muitos dos raciocínios empregados são de análises pessoais dos autores!

“Caiu! Caiu Babilônia a Grande...os reis da terra cometeram imoralidade sexual com ela... Saiam dela, meu povo, se não quiserem ser cúmplices dos pecados dela e se não quiserem receber parte de suas pragas”. – Apocalipse 18:2-4

O livro do Apocalipse escrito pelo apóstolo João, é bem simbólico! São as mais diversas interpretações dadas pela cristandade com respeito ao conteúdo deste livro, e nessa série você terá a oportunidade de conhecer as interpretações das Testemunhas de Jeová sobre algumas passagens e algumas fontes que corroboram com essas interpretações. Cabe a você aceitar ou não esses ensinamentos – A escolha é sua!!!

Vamos entender primeiro, os detalhes que diz o texto temático desta série que será o de Apocalipse 18:2-4.
O que quer dizer o termo “os reis da terra cometeram imoralidade sexual com ela”?
O termo imoralidade sexual, fornicação (BJ) ou prostituição, se refere ao envolvimento, comprometimento, relacionamento ou aliança, e nesse caso seria dos governos ou reinos humanos com a religião falsa!
Alguém pode perguntar...então Babilônia, a Grande, significa o Império da Religião Falsa?
Sim, logo falaremos sobre isso!

Podemos notar que o termo “imoralidade sexual” ou “prostituição” é simbólico. Esse termo é aplicado tanto aos reis da terra, como para a própria Mulher prostituta que é a Babilônia a Grande - Apocalipse 17:5.
Esse termo foi muito usado para o antigo Israel, que sempre se voltava para a adoração falsa e quando se envolvia politicamente com as nações vizinhas.

Vejamos o que diz Deuteronômio 31:16: “Jeová disse então a Moisés: “Logo você vai morrer, e este povo passará a cometer prostituição espiritual com os deuses estrangeiros que estarão ao redor deles na terra para a qual irão. Eles me abandonarão e violarão o pacto que fiz com eles”.
1° Crônicas 5:25 diz: “Mas eles foram infiéis ao Deus dos seus antepassados e cometeram prostituição com os deuses dos povos do país, os quais Deus tinha exterminado de diante deles”.
Jeremias 3:6 diz: Jeová me disse nos dias do rei Josias: “‘Você viu o que a infiel Israel fez? Ela subiu em cada monte alto e foi para debaixo de cada árvore frondosa para se prostituir”. 

- A obra História das crenças e das ideias religiosas Vol. 1, pg 334 de Mircea Eliade diz sobre o antigo Israel: “Aquilo que, antes de mais nada, surpreende nos profetas é a crítica que fazem ao culto e a ferocidade que atacam o sincretismo, ou seja, as influencias cananeias, a que dão o nome de “prostituição”.  

- A obra Dicionário Bíblico do Jesuíta John L. Mackenzie, pg 684, no tópico, “Prostituição” diz: “A infidelidade de Israel para com Iahweh, é chamada de prostituição numerosas vezes pelos profetas. Essa metáfora um tanto vigorosa é o reverso da concepção da união de Iahweh e Israel como união de amor e de casamento; a metáfora do adultério é usada no mesmo sentido”.

- O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento na pg 398, 399, no tópico “cometer fornicação, praticar prostituição” diz: “Este verbo é usado tanto literal quanto figuradamente. Neste último caso, a ideia que comunica pode ser relações internacionais proibidas de uma nação (especialmente Israel) fazer acordos com outra nação. Pode-se referir também a relacionamentos religiosos, nos quais Israel adorava deuses falsos”.
E continua: “ (O termo hebraico) também se refere figuradamente a Israel e sua prática de prostituição nacional. Tiro e Nínive também são mencionadas dessa forma. A ideia subjacente parece ser a de estabelecer relações com outras nações com vistas a obter benefícios políticos e monetários, embora no caso de Nínive existia também o elemento adicional de empregar táticas atraentes mas enganosas que acabavam por produzir domínio opressivo sobre outros povos”.

Isso deixa claro, que tanto os reis ou os governos da terra, como as religiões falsas, são infiéis e opositoras a Deus, por terem um estreito relacionamento entre si, ou seja, cometem fornicação no sentido simbólico!
Os governos são fornicadores, porque se envolvem com as religiões, e a religião falsa é uma prostituta, porque abandonou a adoração verdadeira!

Notamos também, que a nação de Deus, Israel, foi chamada de infiel prostituta, porque estava praticando, se envolvendo com a adoração falsa!
Então no sentido simbólico ou metafórico, imoralidade sexual ou prostituição quer dizer infidelidade, traição e oposição a Deus!

Para fechar o raciocínio sobre o significado de fornicação, imoralidade sexual ou prostituição em relação a Babilônia, a Grande, a obra Dicionário Vine da CPAD na pg 665, no tópico “Fornicação” diz: “metaforicamente fala da associação da idolatria pagã com a doutrina da fé cristã e professada por seus adeptos (Ap 14:8; 17:2,4; 18:3; 19:2)”.

E esse será um dos objetivos desta série, mostrar a associação da idolatria pagã com o cristianismo, e o envolvimento das religiões com os governos políticos!

Vídeo da 1° Parte no Youtube: